terça-feira, 20 de maio de 2014

PROGRAMA LEGAL, MAS COM DIREITO A MILHAGEM NO CARTÃO FUNAI

Hoje fomos a Versailles.
Cidade e Palácio construídos por Luís XIV, o Rei Sol. Entenda-se que no séc. XVII acreditava-se que a terra girava em torno do Sol.
Luís XIV odiava Paris. Quando criança houve uma revolta da aristocracia , a Fronda, contra a gestão da Regente Ana da Áustria, sua mãe, a família teve que fugir da cidade.
Assim que Luís XIV é coroado, decide construir uma cidade nos arredores de Paris onde tudo seria como ele queria, de forma a controlar a nobreza e somente ele governar o Estado francês.





Era chamado de Rei Sol porque, de fato, ele conseguiu controlar toda a França e governá-la com bem quisesse.
Frases famosas do Rei Sol: “O Estado sou Eu”  ou “Os amigos próximos, os inimigos mais próximos ainda “ , mais uma “A arte mais completa é a gastronomia, a única que engloba todos os sentidos”.



Entrada do Palácio de Versalles

É obrigatório conhecer Versailles para quem vem a Paris, ajuda entender a vocação do país para a arte, o bom gosto e o refinamento. 

Padrões desenvolvidos naquela época são referencias até os dias de hoje e produtos franceses de qualidade também.
Fundação ou maior estímulo na produção de: Cristais São Luís, porcelana de Sèvres e Limoges, Gobelins, tapetes Aubusson, sedas, brocados, passamanarias, etc. 
Os padrões Ocidentais de comportamento social, ou seja, a Etiqueta teve em Luís XIV seu maior parceiro, modo de dispor talheres na mesa, toalhas, guardanapos, talheres específicos para cada prato, copos específicos para cada bebida, distribuição de convidados à mesa. Ordem de importância social, salões de conversações e regras diferenciando nobreza da burguesia.
Tudo isto não era em vão, foi uma maneira de dar excelência aos produtos franceses, de tal maneira a serem cobiçados e comprados por vários países. Um marketing muito bem feito, todo ele girando em torno do maior palácio da Europa Ocidental na época.
O Palácio é composto de um edifício principal e anexos, pois Versailles era residência da família real, cortesãos e escritório  de Estado.
Os jardins decorativos clássicos franceses, imensos, cheios de fontes e esculturas, além de Pavilhão de caça, Casa de Campo (Petit Trianon), pequena vila campestre de Maria Antonieta e uma área de mata preservada para as caçadas do rei.


Fonte de Apolo


Petit Trianon

Cozinha do Petit Trianon

Fonte de Baco


O palácio propriamente dito é a área mais refinada: tetos decorados com trabalhos de bordas folheadas a ouro, pinturas de temas mitológicos, paredes forradas em mármores ou tecidos e lustres de cristais.
Também a famosa Sala dos Espelhos, onde aconteciam as festas da nobreza.
Um grande salão retangular, piso em parquet, teto com pintura predominantemente em azul, amplas portas dando para o balcão com vista para os jardins e lado oposto, portas forradas de espelho, que dão a sensação do salão ser o dobro de tamanho e ajuda no reflexo da iluminação.
Uma sala mágica, apreciada até os dias de hoje.








Nosso passeio foi invertido, primeiro os jardins com um carrinho elétrico e depois o palácio, pois sabíamos que ia chover daí a inversão na visita.


Porque milhagem no cartão Funai?
1º De Paris a Versailles você pode ir de trem suburbano – RER-C, é barato e simples, só não ligue de ser lotado,
2º Porque você vai descobrir , ao chegar em Versailles que esta é bem mais lotada.
3º Muita gente significa filas muito longas, uma multidão mais ainda.
Pois é isto.
Versailles tem milhares de visitantes todos os dias, da hora que abre até a hora que fecha, mesmo que você já tenha comprado seu ingresso antecipadamente.
Sempre você estará rodeada de gente numa verdadeira torre de Babel.
Idades? Todas também.
Portanto, mantenha a calma, tenha paciência para encontrar o banheiro, que sendo feminino sempre haverá uma longa fila.
Use um sapato confortável porque você caminhará bastante, e leve um agasalho, pois é uma visita de dia inteiro. Uma hora você vai precisar dele, mesmo com o calor da multidão.


Mas....vá a Versailles! É lindo e único!








Nenhum comentário:

Postar um comentário